Estudantes municipais viram poetas e têm dia de autógrafo em Hortolândia
Da Redação | Tribuna Liberal
Além de ser uma cidade que lê, Hortolândia agora também é
uma cidade que escreve. Cerca de 20 crianças, entre nove e dez anos de idade,
estudantes de uma escola da prefeitura, escreveram um livro de poesias, lançado
nesta sexta-feira (6), em um Dia de Autógrafos, que contou com a presença da
escritora e pesquisadora Fabrícia Martins Gomes, coordenadora pedagógica em
Campinas.
Os 24 pequenos poetas estudam no quarto ano da Emeb (Escola
Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, no Jardim Nossa Senhora
de Fátima. A obra, intitulada ‘Meu Jardim de Poesias’, tem 53 páginas. Lá, o leitor
encontra 24 poesias criadas, escritas e produzidas pelas próprias crianças e
ilustradas por colegas de outras turmas.
A publicação é fruto do Projeto Literário desenvolvido em
sala de aula pela professora Ana Nery e consequência direta das práticas diárias
de leitura feitas ao longo do ano. Realizada no âmbito da Secretaria de
Educação, Ciência e Tecnologia, a iniciativa contou com a parceria da
Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, uma vez que a escola
está localizada ao lado do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, onde o
Departamento de Educação Ambiental está sediado e promove uma série de
atividades educativas com estudantes da rede municipal.
Segundo Ana, durante o desenvolvimento do projeto, ela
apresentou aos alunos diversos gêneros literários, mas foi na poesia que
encontrou uma maneira de despertar o encantamento das crianças. A cada poesia
lida em sala, via que o interesse deles crescia. Assim surgiu a oportunidade de
aprofundar o estudo das características desse estilo literário. Para motivá-los
a escrever, decidiu dar o exemplo: criou uma poesia sobre a própria turma,
durante a aula.
Assim inspiradas, as crianças iniciaram suas próprias
produções individuais. Dois dos alunos autores, inclusive, resolveram se unir
para homenagear em poesia um colega com Síndrome de Down, promovendo a inclusão
e a amizade.
“Comecei a trazer diferentes poesias, engraçadas, dramáticas
e emotivas. Fazendo a interpretação, as crianças começaram a perceber que
aqueles versos sempre traziam emoção. Em um dia comum de aula, eu disse: Hoje
vamos fazer poesia. Foi aquele alvoroço na sala e eu me fiz de exemplo e
produzi alguns versos em homenagem a turma e os li para eles. Foi a empolgação
que faltava para despertar a alma poética dos estudantes”, explicou a
professora.
Na Festa da Primavera, em setembro passado, os poetas
declamaram suas criações para a comunidade escolar. Ana Nery diz que o
entusiasmo das apresentações e a emoção do público alimentaram uma nova ideia:
a publicação da coletânea de poesias, agora lançada.
“Cada um fez sua produção, fizemos ajustes em relação a
ortografia e rimas. Cada criança deixou sua identidade em seu texto, umas das
poesias mais emocionantes foi a criada para o estudante com Síndrome de Down
que ainda não está alfabetizado. Percorremos um caminho de muitas trocas
afetivas e juntos construímos o livro ‘Meu Jardim de Poesia’, um trabalho
maravilhoso, que ficará para sempre registrado em nossa memória”, avaliou a
professora Ana Nery.
Durante o evento de lançamento, a escritora convidada
compartilhou com os estreantes sua trajetória literária e incentivou os jovens
autores a seguirem explorando a criatividade, acreditando em seu potencial de
escrita.
As crianças ficaram empolgadas em participar da iniciativa. “Eu amei participar do Projeto ‘Meu jardim de poesias’, porque é a primeira vez que eu escrevo uma poesia! Antes eu não gostava de ouvir as pessoas recitando. Achava difícil, não entendia nada. Mas quando a professora Ana começou a ler poesias pra gente todos os dias, eu percebi que não era difícil de entender, porque fala de sentimentos e mexe com meu coração!”, afirmou a estudante Zala Khan Safi, de dez anos, uma das autoras.
Hortolendo e Literalendo
Hortolândia conta com políticas públicas de incentivo à leitura.
Anualmente, a cidade promove festas literárias, dentro e fora das escolas: o
‘Literalendo’, evento aberto ao público, realizado ao ar livre, em parques da
cidade; e o ‘Hortolendo’, atividades literárias desenvolvidas nas escolas
municipais.
O Programa Municipal de Incentivo à Leitura beneficia cerca
de 26 mil estudantes desde a Educação Infantil e do Ensino Fundamental até a
EJA (Educação de Jovens e Adultos), incentivando crianças, jovens e adultos a
conhecerem, lerem e amarem os livros.
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