Educação de Sumaré inicia consulta para adesão ao modelo cívico-militar
Processo busca ouvir pais, alunos e servidores sobre a implementação do programa em duas escolas; comunidade votará de forma sigilosa, utilizando cédulas padronizadas; contagem de votos será pública em data definida por decreto
A Secretaria de Educação de Sumaré deu início ao processo de
consulta pública para avaliar a adesão de duas escolas ao Programa Escola
Cívico-Militar. A iniciativa visa garantir a participação da comunidade escolar
na decisão.
As unidades envolvidas são a Escola Municipal Magdalena
Maria Vedovato Callegari, que terá votação nos dias 26 e 27 de junho
(quinta-feira e sexta-feira), e a Escola Municipal Eliana Minchin Vaughan, com
consulta marcada para 1º e 2 de julho. O processo ocorrerá durante o horário
regular de aulas, nas dependências das escolas. O cronograma está dividido em
três etapas.
A Secretaria de Educação, junto às direções escolares,
promoverá reuniões e divulgará material explicativo sobre o modelo
cívico-militar para pais, alunos, professores e funcionários.
A comunidade escolar votará de forma sigilosa, utilizando
cédulas padronizadas com a pergunta: Você é a favor da adesão da unidade
escolar ao Programa Escola Cívico-Militar?”, com as opções “Sim” ou “Não”. A contagem dos votos será pública, realizada
em data definida por decreto, com primeira chamada às 18h e segunda às 18h30. O
resultado final será divulgado no local e posteriormente publicado no Diário
Oficial do Município e no portal da Educação.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Pais ou responsáveis legais de alunos matriculados na escola
(devidamente cadastrados) e servidores ativos lotados nas unidades podem
participar.
Para votar, será necessário apresentar documento de identificação e assinar uma lista de presença. De acordo com a secretaria, a organização ficará a cargo de funcionários indicados pela Secretaria de Educação, que também custodiarão as urnas.
VALIDAÇÃO DA ADESÃO
A aprovação do programa dependerá de maioria simples dos
votos válidos. O resultado definirá se as escolas seguirão para a implementação
do modelo, que prevê gestão compartilhada entre educadores e militares, com
foco em disciplina e desempenho acadêmico.
No mês passado, uma comitiva da Prefeitura de Sumaré, composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Polícia Municipal, realizou uma visita técnica à cidade de Palmas (TO). A missão teve como objetivo conhecer boas práticas educacionais e modelos de gestão adotados em escolas cívico-militares da capital tocantinense e em unidades sob responsabilidade do Governo do Estado do Tocantins. As experiências observadas servirão como referência técnica para a implantação do modelo em Sumaré.
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