Economia
Trabalho temporário tem se mostrado uma porta de entrada para jovens no mercado formal

Mais de 1,3 mil contratações feitas na região são de jovens entre 18 e 24 anos

Os jovens têm ganhado espaço no mercado de trabalho formal na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Segundo os dados mais recentes do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mais de 1,3 mil jovens com idades entre 18 e 24 anos foram contratados na região em junho deste ano como trabalhadores temporários.

No total, a RMC registrou 3.754 contratações temporárias no mês, com destaque para o setor de serviços, que sozinho foi responsável por 1.104 admissões. Entre os novos contratados temporários, 3.272 possuem ensino médio completo e 1.316 estão na faixa etária de 18 a 24 anos.

Esses números fazem parte de um cenário maior. Ao todo, a RMC contabilizou 51.976 novas admissões com carteira assinada no mês de junho, contra 51.811 demissões, resultando em um saldo positivo de 165 novos empregos formais.

A análise do perfil dos admitidos na região revela uma tendência semelhante à nacional: predominância de homens (28.092), ensino médio completo (35.256) e jovens entre 18 e 24 anos (14.182). Os setores que mais contrataram foram serviços (24.963), comércio (12.019) e indústria (9.278), demonstrando dinamismo principalmente nas áreas de atendimento ao cliente, logística e produção.

Segundo Camila Rodrigues, gerente da Employer Recursos Humanos em Campinas, o trabalho temporário tem se mostrado uma estratégia importante para empresas e também uma porta de entrada para os jovens no mercado formal.

“O trabalho temporário é uma ferramenta estratégica que oferece às empresas a flexibilidade necessária para se adaptarem rapidamente às variações do mercado. Com ele, conseguimos ajustar o número de funcionários de acordo com a demanda, o que otimiza a produtividade e reduz custos operacionais, simplificando processos internos de contratação e gestão”, afirma.

Além disso, a modalidade garante direitos como registro em carteira, 13º salário, férias proporcionais, FGTS e contribuição para aposentadoria. O contrato pode ter duração de até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90 dias, e o trabalhador pode ser efetivado a qualquer momento durante esse período.

 

Deixe um comentário