Dia das Mães promete aumentar faturamento do comércio da RMC em 5,8%
Data comemorativa deve movimentar R$ 788 milhões no varejo das cidades da região, segundo previsão da ACIC, com destaque para as compras feitas pela Internet, que pode ser responsável por 35% do volume comercializado
Beth Soares | Tribuna Liberal
O Dia das Mães deve aumentar em 5,8% as vendas no comércio
da RMC (Região Metropolitana de Campinas) - que inclui os municípios de Sumaré,
Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor e Paulínia -, comparado com o mesmo período
de 2024. A estimativa é da ACIC (Associação Comercial e Industrial de
Campinas), que prevê uma movimentação financeira de R$ 788,5 milhões no varejo
da região. O comércio eletrônico, observa a ACIC, deve representar 35% do
volume de vendas.
Uma das datas mais aguardadas pelo varejo, o Dia das Mães,
que será comemorado no próximo domingo (11/05), já movimenta as lojas físicas e
e-commerce, com consumidores em busca de presentes. Na projeção da ACIC, o
gasto médio para presentear as mães deve ser de R$ 277, valor 6,6% superior ao
registrado no ano anterior.
“As datas sazonais representam oportunidades importantes
para o varejo, e o Dia das Mães é a mais lucrativa depois do Natal. É um ótimo
momento para inovar e atrair consumidores”, afirma o economista da ACIC, Mário
Eduardo Campos.
A projeção regional da ACIC é um pouco inferior à estimativa
nacional, que, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio), prevê um
crescimento de 6,5% no volume de vendas em comparação a 2024.
No comércio eletrônico, a expectativa é de crescimento de
até 8% em 2025, impulsionado por campanhas promocionais antecipadas e pelo
aumento da adesão dos consumidores aos canais digitais, conforme a ABComm
(Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Em Campinas e região, a ACIC
estima que o e-commerce deve responder por cerca de 35% do total das vendas.
“Tanto no ambiente online quanto nas lojas físicas, a data movimenta
diversos setores do varejo, como moda e acessórios, beleza e perfumaria,
eletrônicos, alimentação, floricultura e experiências personalizadas”, destaca
Campos.
Em Sumaré, a presidente da ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), Selma Koshoji, espera um aumento de 5,5% nas vendas comparado com o mesmo período do ano passado. Ela observa que a procura pelo presente e as pesquisas de preços começam logo no início do mês de maio. Mas, tradicionalmente, o movimento e as vendas se intensificam nos dias que antecedem a data.
Dentre os presentes mais procurados, assinala a ACIAS, estão
roupas, acessórios, perfumes, cosméticos, eletrônicos, flores e chocolates. “No
comércio de Sumaré, o consumidor encontra presentes para agradar a todos os
perfis e estilos de mães”, reforça Selma.
Para estimular as vendas no varejo local, a ACIAS informa que vai reforçar as campanhas de marketing em seus meios de comunicação com o intuito de incentivar os consumidores a prestigiar o comércio da cidade.
Com previsão mais otimista de vendas, a ACINO (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa) espera faturar 6,5% a mais no Dia das Mães comparado com o ano passado.
“Estamos confiantes de que o comércio terá um bom desempenho
nesta data tão especial. Nossa campanha institucional busca incentivar os
consumidores a valorizarem as lojas da cidade, e o horário especial de
funcionamento no sábado permitirá que todos tenham mais comodidade para
realizar suas compras”, comentou o presidente da ACINO, Gilson Costanzo Jr.
Ele destaca que os setores de moda, perfumaria,
eletrodomésticos e presentes personalizados devem liderar as vendas no comércio
de Nova Odessa. Em Hortolândia, a ACIAH (Associação Comercial e Industrial de
Hortolândia) espera um acréscimo de pelo menos 5% nas vendas neste Dia das
Mães, comparado com 2024.
“Os lojistas do setor de vestuário e de perfumaria são os que mais acreditam nessa melhoria das vendas”, afirma o gerente da ACIAH, Cleber Marola.
Perfume e cosmético lideram intenção de presentes, revela
pesquisa nacional
Pesquisa nacional sobre tendência de consumo realizada pela
Globo Gente aponta que 71% dos entrevistados pretendem presentear neste Dia das
Mães. O percentual é maior que no ano passado, quando 58% dos entrevistados
revelaram a intenção de presentear.
Perfumes e cosméticos aparecem em primeiro lugar nos tipos de presentes escolhidos (34%), seguidos de roupas (22%); chocolates e doces (15%), calçados (12%) e flores (10%). O estudo mostra, também, que, neste ano, 34% dos entrevistados pretendem ampliar os gastos com presentes, 54% disseram que vão manter o investimento realizado em 2024 e 13% devem diminuir. O preço médio indicado para a compra de presente ficou entre R$ 51 e R$ 200.
Para não correr o risco de errar, 42% dos entrevistados informaram que pretendem levar a mãe junto para escolher o mimo. Dentre as pessoas que querem presentear com eletroportáteis, eletrodomésticos ou eletrônicos, o item de maior destaque é a fritadeira elétrica (34%), seguida de aparelhos de televisão (22%), máquina de lavar (21%), liquidificador (20%), micro-ondas (12%), computador ou notebook (13%).
De acordo com o levantamento, 82% dos brasileiros pretendem
comemorar o Dia das Mães, percentual maior que os 77% apontados em 2024. As
refeições especiais serão as principais formas de comemoração, seja em casa ou
em restaurantes.
Mas, o que de fato as mães gostariam de ganhar? A pesquisa
Globo Gente também responde: 30% das entrevistadas afirmaram que viagem seria o
melhor presente, em seguida vêm roupas (17%) e refeição fora de casa (13%).
Lojistas vão abrir em horário especial no próximo sábado
Para facilitar as compras de quem costuma deixar a escolha
do presente do Dia das Mães para a última hora, o comércio de rua de Sumaré,
Nova Odessa e Hortolândia vai funcionar em horário especial, sábado (10/05),
véspera da data comemorativa.
Em Sumaré, a ACIAS informou que as lojas ficarão abertas das
9h às 18h.Em Nova Odessa, o comércio também funcionará das 9h às 18h, segundo a
ACINO. De acordo com a ACIAH, o comércio de Hortolândia tradicionalmente
funciona até às 18h, na véspera do Dia das Mães.
Para atrair consumidor, shopping sorteia iPhones e
vales-compras
O Shopping ParkCity Sumaré celebra o Dia das Mães e o Dia
dos Namorados com a campanha Amor Sempre Presente, que vai sortear iPhones 16 e
até R$ 20 mil em vales-compras. A campanha, que começou em 25 de abril, segue
até 15 de junho, com sorteios semanais.
“O Dia das Mães e o Dia dos Namorados estão entre as datas
mais comemoradas do ano, pois simbolizam o poder do amor e do afeto em suas
diferentes formas. Mais do que premiar nossos clientes, a campanha exalta a
importância da presença do amor nas diferentes relações - seja entre mães e
filhos ou entre casais apaixonados”, comenta Gisele Alvares, Coordenadora de
Marketing do empreendimento, por meio da Assessoria de Imprensa.
Durante o período da promoção, a cada R$ 250 em compras nas
lojas participantes, os clientes poderão participar dos sorteios. Ao todo,
serão sorteados 2 iPhones 16 e 4 vales-compras de R$ 5 mil, distribuídos em
sorteios semanais a partir de 15 de maio.
Amor sempre presente: campanha do Shopping ParkCity Sumaré premia comprador
Os cupons fiscais são cumulativos e podem ser cadastrados no
ponto de trocas, localizado na loja ao lado da Lana’Ro Cosméticos, ou pelo site
promocao.parkcitysumare.com.br. Compras realizadas de segunda a quinta-feira,
que atingirem o valor de R$ 250, garantem números da sorte em dobro.
Leila Dada, Coordenadora de Administração Geral da AD Shopping,
destaca que o empreendimento oferece um mix completo de lojas e marcas, com uma
grande variedade de presentes para agradar a todos os estilos e perfis. “O
Shopping ParkCity Sumaré é o local de compras perfeito para encontrar o
presente ideal para cada data. E mais uma vez, abrimos a temporada de
celebração ao amor com uma campanha única, que promete envolver o público nas
próximas semanas”, comenta Leila.
Deixe um comentário