Economia
Carinho: compra de presente para o Dia das Mães aumenta faturamento de comerciantes da região

Dia das Mães promete aumentar faturamento do comércio da RMC em 5,8%

Data comemorativa deve movimentar R$ 788 milhões no varejo das cidades da região, segundo previsão da ACIC, com destaque para as compras feitas pela Internet, que pode ser responsável por 35% do volume comercializado

Beth Soares | Tribuna Liberal

O Dia das Mães deve aumentar em 5,8% as vendas no comércio da RMC (Região Metropolitana de Campinas) - que inclui os municípios de Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor e Paulínia -, comparado com o mesmo período de 2024. A estimativa é da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas), que prevê uma movimentação financeira de R$ 788,5 milhões no varejo da região. O comércio eletrônico, observa a ACIC, deve representar 35% do volume de vendas.

Uma das datas mais aguardadas pelo varejo, o Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo (11/05), já movimenta as lojas físicas e e-commerce, com consumidores em busca de presentes. Na projeção da ACIC, o gasto médio para presentear as mães deve ser de R$ 277, valor 6,6% superior ao registrado no ano anterior.

“As datas sazonais representam oportunidades importantes para o varejo, e o Dia das Mães é a mais lucrativa depois do Natal. É um ótimo momento para inovar e atrair consumidores”, afirma o economista da ACIC, Mário Eduardo Campos.

A projeção regional da ACIC é um pouco inferior à estimativa nacional, que, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio), prevê um crescimento de 6,5% no volume de vendas em comparação a 2024.

No comércio eletrônico, a expectativa é de crescimento de até 8% em 2025, impulsionado por campanhas promocionais antecipadas e pelo aumento da adesão dos consumidores aos canais digitais, conforme a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Em Campinas e região, a ACIC estima que o e-commerce deve responder por cerca de 35% do total das vendas.

“Tanto no ambiente online quanto nas lojas físicas, a data movimenta diversos setores do varejo, como moda e acessórios, beleza e perfumaria, eletrônicos, alimentação, floricultura e experiências personalizadas”, destaca Campos.

Em Sumaré, a presidente da ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), Selma Koshoji, espera um aumento de 5,5% nas vendas comparado com o mesmo período do ano passado. Ela observa que a procura pelo presente e as pesquisas de preços começam logo no início do mês de maio. Mas, tradicionalmente, o movimento e as vendas se intensificam nos dias que antecedem a data.

Dentre os presentes mais procurados, assinala a ACIAS, estão roupas, acessórios, perfumes, cosméticos, eletrônicos, flores e chocolates. “No comércio de Sumaré, o consumidor encontra presentes para agradar a todos os perfis e estilos de mães”, reforça Selma.

Para estimular as vendas no varejo local, a ACIAS informa que vai reforçar as campanhas de marketing em seus meios de comunicação com o intuito de incentivar os consumidores a prestigiar o comércio da cidade. 

Com previsão mais otimista de vendas, a ACINO (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa) espera faturar 6,5% a mais no Dia das Mães comparado com o ano passado.

“Estamos confiantes de que o comércio terá um bom desempenho nesta data tão especial. Nossa campanha institucional busca incentivar os consumidores a valorizarem as lojas da cidade, e o horário especial de funcionamento no sábado permitirá que todos tenham mais comodidade para realizar suas compras”, comentou o presidente da ACINO, Gilson Costanzo Jr.

Ele destaca que os setores de moda, perfumaria, eletrodomésticos e presentes personalizados devem liderar as vendas no comércio de Nova Odessa. Em Hortolândia, a ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia) espera um acréscimo de pelo menos 5% nas vendas neste Dia das Mães, comparado com 2024.

“Os lojistas do setor de vestuário e de perfumaria são os que mais acreditam nessa melhoria das vendas”, afirma o gerente da ACIAH, Cleber Marola.

Perfume e cosmético lideram intenção de presentes, revela pesquisa nacional

Pesquisa nacional sobre tendência de consumo realizada pela Globo Gente aponta que 71% dos entrevistados pretendem presentear neste Dia das Mães. O percentual é maior que no ano passado, quando 58% dos entrevistados revelaram a intenção de presentear.

Perfumes e cosméticos aparecem em primeiro lugar nos tipos de presentes escolhidos (34%), seguidos de roupas (22%); chocolates e doces (15%), calçados (12%) e flores (10%). O estudo mostra, também, que, neste ano, 34% dos entrevistados pretendem ampliar os gastos com presentes, 54% disseram que vão manter o investimento realizado em 2024 e 13% devem diminuir. O preço médio indicado para a compra de presente ficou entre R$ 51 e R$ 200.

Para não correr o risco de errar, 42% dos entrevistados informaram que pretendem levar a mãe junto para escolher o mimo. Dentre as pessoas que querem presentear com eletroportáteis, eletrodomésticos ou eletrônicos, o item de maior destaque é a fritadeira elétrica (34%), seguida de aparelhos de televisão (22%), máquina de lavar (21%), liquidificador (20%), micro-ondas (12%), computador ou notebook (13%).

De acordo com o levantamento, 82% dos brasileiros pretendem comemorar o Dia das Mães, percentual maior que os 77% apontados em 2024. As refeições especiais serão as principais formas de comemoração, seja em casa ou em restaurantes.

Mas, o que de fato as mães gostariam de ganhar? A pesquisa Globo Gente também responde: 30% das entrevistadas afirmaram que viagem seria o melhor presente, em seguida vêm roupas (17%) e refeição fora de casa (13%).

Lojistas vão abrir em horário especial no próximo sábado

Para facilitar as compras de quem costuma deixar a escolha do presente do Dia das Mães para a última hora, o comércio de rua de Sumaré, Nova Odessa e Hortolândia vai funcionar em horário especial, sábado (10/05), véspera da data comemorativa.

Em Sumaré, a ACIAS informou que as lojas ficarão abertas das 9h às 18h.Em Nova Odessa, o comércio também funcionará das 9h às 18h, segundo a ACINO. De acordo com a ACIAH, o comércio de Hortolândia tradicionalmente funciona até às 18h, na véspera do Dia das Mães.

Para atrair consumidor, shopping sorteia iPhones e vales-compras

O Shopping ParkCity Sumaré celebra o Dia das Mães e o Dia dos Namorados com a campanha Amor Sempre Presente, que vai sortear iPhones 16 e até R$ 20 mil em vales-compras. A campanha, que começou em 25 de abril, segue até 15 de junho, com sorteios semanais.

“O Dia das Mães e o Dia dos Namorados estão entre as datas mais comemoradas do ano, pois simbolizam o poder do amor e do afeto em suas diferentes formas. Mais do que premiar nossos clientes, a campanha exalta a importância da presença do amor nas diferentes relações - seja entre mães e filhos ou entre casais apaixonados”, comenta Gisele Alvares, Coordenadora de Marketing do empreendimento, por meio da Assessoria de Imprensa.

Durante o período da promoção, a cada R$ 250 em compras nas lojas participantes, os clientes poderão participar dos sorteios. Ao todo, serão sorteados 2 iPhones 16 e 4 vales-compras de R$ 5 mil, distribuídos em sorteios semanais a partir de 15 de maio.

Amor sempre presente: campanha do Shopping ParkCity Sumaré premia comprador

Os cupons fiscais são cumulativos e podem ser cadastrados no ponto de trocas, localizado na loja ao lado da Lana’Ro Cosméticos, ou pelo site promocao.parkcitysumare.com.br. Compras realizadas de segunda a quinta-feira, que atingirem o valor de R$ 250, garantem números da sorte em dobro.

Leila Dada, Coordenadora de Administração Geral da AD Shopping, destaca que o empreendimento oferece um mix completo de lojas e marcas, com uma grande variedade de presentes para agradar a todos os estilos e perfis. “O Shopping ParkCity Sumaré é o local de compras perfeito para encontrar o presente ideal para cada data. E mais uma vez, abrimos a temporada de celebração ao amor com uma campanha única, que promete envolver o público nas próximas semanas”, comenta Leila.    



Deixe um comentário