Economia
Comemoração do Dia dos Namorados deve elevar vendas do comércio da RMC em 5,6% neste ano

Amor em forma de presente deve movimentar R$ 381,3 milhões no comércio da RMC

Com expectativa de aumento de 5,6% nas vendas, varejo regional aposta em presentes, jantares e experiências personalizadas para faturar mais neste Dia dos Namorados, na próxima quinta-feira

O Dia dos Namorados, comemorado na próxima quinta-feira (12/06), deve garantir um faturamento de R$ 381,3 milhões no comércio da RMC (Região Metropolitana de Campinas), que inclui os municípios de Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor e Paulínia. O montante esperado é 5,6% maior, se comparado com o mesmo período do ano passado. 

Os dados são da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas), com base em dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Somente em Campinas, o faturamento previsto é de R$ 185,8 milhões, 5,1% a mais que em 2024.

Além do varejo, os setores de serviços, bares e restaurantes também devem registrar aumento na demanda com as comemorações da data (veja reportagem nesta página). A tendência de consumo, informa a ACIC, combina presentes físicos e experiências, com destaque para jantares, hospedagens e viagens curtas.

“O Dia dos Namorados deixou de ser apenas uma data de lembrança afetiva e se consolidou como uma das mais importantes do calendário do varejo brasileiro. Mesmo com um cenário macroeconômico que ainda inspira atenção, o consumidor está mais confiante e propenso a gastar. Estimamos um crescimento de até 5,6% nas vendas em 2025, impulsionado tanto pelo varejo físico quanto pelo e-commerce”, avalia Mário Eduardo Campos, economista da ACIC, por meio da Assessoria de Imprensa.

Segundo o estudo da ACIC, o valor médio dos presentes também deve aumentar: a projeção é de R$ 167,90, um crescimento de 5,8% em relação ao ano anterior. Já o e-commerce deve representar até 15% das vendas físicas, consolidando-se como uma opção prática para quem busca conveniência e agilidade.

Entre os presentes mais procurados estão itens de vestuário e moda, perfumaria e cosméticos, joias, eletrônicos e acessórios. Para o público feminino, perfumaria, joias e moda continuam liderando as escolhas. Já para o público masculino, eletrônicos, artigos esportivos e calçados ganham destaque. Lojistas de Sumaré esperam um acréscimo de 5% nas vendas deste ano, comparado com 2024, segundo a ACIAS (Associação Comercial e Industrial de Sumaré). 

Selma Koshoji, presidente da ACIAS, informou, por meio da Assessoria de Imprensa, que a queda nas temperaturas e a temporada das festas juninas também devem favorecer o movimento no comércio e as vendas, principalmente, no setor de vestuário, neste mês. “A tendência é que o consumidor aproveite o momento da compra do presente para o Dia dos Namorados para adquirir peças para si e, também, para os familiares”, comenta Selma.

TENDÊNCIA

Pesquisa nacional de tendência de consumo divulgada pela plataforma Gente, da Globo, revela que 66% dos entrevistados pretendem presentear alguém no Dia dos Namorados, considerada a quarta data mais importante do ano do calendário comercial, ficando atrás apenas de Dia das Mães, Natal e Dia dos Pais.

Assim como em 2024, os itens com maior intenção de compra para o Dia dos Namorados deste ano são perfumes e cosméticos, segundo o estudo. Em segundo e terceiro colocados aparecem roupas e chocolates/doces respectivamente.

Neste ano, aponta a pesquisa, o foco das comemorações é em restaurantes e passeios fora de casa. Os dados mostram, também, que 81% dos entrevistados pretendem ir ao restaurante no dia exato da comemoração. Em média, 68% das pessoas que responderam à pesquisa disseram que pretendem gastar até R$ 300 com o presente de Dia dos Namorados deste ano.

Shoppings sorteiam viagens, iPhones e vale-compra para cativar apaixonados

Shoppings da região realizam campanhas para aquecer as vendas neste Dia dos Namorados. De sorteio de viagem a iPhones, os centros de compras capricham nas premiações para conquistar o coração de consumidores apaixonados.

Em parceria com a agência Azul Viagens, o shopping Paulínia Winner promove a campanha “Check-In do Amor”, que vai sortear duas diárias com acompanhante em Campos do Jordão (SP), um dos lugares mais românticos do País. A promoção, iniciada na sexta-feira (6/5), vai até o dia 29 de junho.

Para participar, basta realizar compras acima de R$150 em qualquer loja do shopping. O sorteio será realizado no dia 03 de julho, por meio de uma live no perfil @pauliniawinnermall_ no Instagram. O horário será divulgado em breve nas redes sociais do shopping.

Campanha do Shopping ParkCity Sumaré sorteia iPhones e vale-compra entre consumidores

O Shopping ParkCity Sumaré prossegue até o dia 15 de junho com a campanha “Amor sempre presente”, iniciada no mês de abril, para celebrar o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, com sorteios de iPhones e até R$ 20 mil em vales-compras.

Segundo a Assessoria de Imprensa do shopping, durante o período da promoção, a cada R$ 250 em compras nas lojas participantes, os clientes poderão participar dos sorteios. Ao todo, serão sorteados 2 iPhones 16 e 4 vales-compras de R$ 5 mil, distribuídos em sorteios semanais, que começaram no dia 15 de maio.    

Com jantares românticos, restaurantes esperam lucrar mais

O amor deve invadir bares e restaurantes da região com a presença de casais apaixonados que escolhem a boa gastronomia para celebrar o Dia dos Namorados. De acordo com pesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), 75% dos estabelecimentos da RMC esperam faturar mais neste ano, comparado com o ano passado. Outros 24% dos estabelecimentos esperam estabilidade no faturamento e apenas 1% projeta queda.

A pesquisa regional também aponta que 24% dos empresários estimam aumentar a faturamento em 5%; 18% projetam um faturamento entre 6% e 10% superior; 19% estimam aumentar o faturamento entre 11% e 20%; 9% disseram que esperam aumento entre 21% e 30%; outros 5% esperam aumento acima de 30%.

“Dia dos Namorados é importante para o setor, pois ela é a principal data em número de clientes e faturamento. É uma oportunidade para que os restaurantes ganhem fôlego, principalmente os que estão operando sem lucro, que são 64% do nosso setor”, diz André Mandetta, presidente da Abrasel Regional Campinas.

Setor gastronômico aposta em jantares românticos para alavancar vendas

Tradicionalmente, o Dia dos Namorados é uma das datas mais rentáveis para bares e restaurantes, segundo a Abrasel. Com o objetivo de ampliar ainda mais esse potencial e aumentar o faturamento, a Associação lançou a campanha “Semana dos Namorados”, a ser realizada de 9 a 15 de junho.

A iniciativa convida os empreendedores a estenderem suas ações promocionais e de marketing por vários dias, e não apenas no tradicional 12 de junho. Para apoiar essa movimentação, a entidade também disponibilizou uma cartilha gratuita com orientações práticas.

O material traz dicas práticas para empresários do setor implementarem a ação. Divulgação, ambientação, possibilidades de pacotes promocionais e uso de ferramentas digitais são alguns dos tópicos abordados na apostila. A cartilha completa está disponível no link https://materiais.abrasel.com.br/cartilha-semana-dos-namorados.

Deixe um comentário