Cultura
Município acolhe mais sugestões nesta semana, na Escola de Artes Augusto Boal

Hortolândia segue com escutas públicas para ouvir fazedores culturais

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Hortolândia segue ouvindo os fazedores culturais para saber a opinião de cada um sobre como o município deve utilizar os recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) deste ano. As escutas são divididas por setores culturais. Nesta segunda-feira (28), o município promoveu a escuta para os segmentos de cultura digital, leitura e literatura. A última escuta será para os pontos de cultura, nesta quarta-feira (30). As escutas acontecem, às 19h, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, no Jardim Amanda. As escutas são abertas e não é necessário fazer inscrição.

De acordo com a Secretaria de Cultura, a realização das escutas públicas é a primeira etapa prevista para o município receber os recursos do Ministério da Cultura para a execução de projetos que forem contemplados com os recursos da PNAB este ano.

Durante as escutas, o município abre espaço para receber as demandas e as sugestões de fazedores de cultura sobre a utilização dos recursos da PNAB. A chefe de Serviços de Formações e Oficinas da Secretaria de Cultura, Eliane Silva, ressalta que, com base nas sugestões feitas pelos fazedores culturais, será elaborado o PAR (Plano Anual de Recursos), a ser enviado para o Ministério da Cultura. No documento, o município faz o planejamento dos gastos dos recursos da PNAB.

A prefeitura iniciou as escutas públicas na semana passada. Uma das escutas foi realizada de forma virtual ao vivo no canal do YouTube da Secretaria de Cultura. Para receber os recursos da PNAB deste ano, os municípios devem ter destinado pelo menos 60% do valor dos recursos recebidos no ano passado para os projetos contemplados. De acordo com a chefe Eliane Silva, Hortolândia já executou 95% do valor dos recursos.

No ano passado, o município recebeu mais de R$ 1,5 milhão da PNAB. No total, foram contemplados 65 projetos de fomento cultural e 20 projetos pelo edital Cultura Viva. O anúncio dos projetos contemplados foi feito no final de 2024. De acordo com a Secretaria de Cultura, a previsão é que o governo federal comece a fazer o repasse dos recursos da PNAB no segundo semestre deste ano. 

Deixe um comentário