Cultura
Muro a receber obra de arte gratuita deve ser externo e ter reboco, segundo organização

Galeria Urbana Festival vai sortear murais de graffiti para moradores de Hortolândia

Ação antecede megaevento cultural, que será realizado pela Secretaria de Cultura, com coordenação do artista Leandro Kranium, em outubro, quando 80 artistas nacionais transformarão muro de presídio

Hortolândia se prepara para o Galeria Urbana Festival de Graffiti, evento nacional de arte urbana que será realizado em outubro. Nesta primeira edição, o tema será Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o plano de ação global criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima. O evento é uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia, com coordenação do artista urbano Leandro Kranium. O festival está cheio de novidades, dentre elas, o sorteio de cinco murais de graffiti entre os moradores, que serão pintados por artistas locais, gratuitamente.

Para participar do sorteio é preciso fazer a inscrição pelo link disponibilizado na bio do Instagram do evento, o @galeriaurbanafestival_ofc, até o próximo dia 5 de agosto. O sorteio é exclusivo para moradores de Hortolândia e será aceito somente um cadastro por muro/casa. O muro que receberá a obra de arte gratuita deve ser externo e com reboco. Casas em condomínios, apartamentos ou espaços comerciais não podem participar. Pessoas que moram em residências alugadas precisam de autorização do proprietário.

De acordo com o artista urbano Leandro Kranium, idealizador e coordenador do evento, o objetivo é envolver a comunidade no Galeria Urbana Festival e despertar o interesse pelo graffiti. “A arte urbana ganha o mundo. Queremos que cada vez mais pessoas apreciem esse tipo de arte, sem preconceito. Ao presentear moradores com uma obra de arte graffiti exclusiva em seus muros, estamos promovendo a participação das pessoas no Festival, além de fortalecer a arte urbana, um trabalho que é sério, profissional como qualquer outro tipo de linguagem artística”, observa Kranium, morador de Hortolândia, com 25 anos de dedicação à arte com graffiti, e trabalhos que são referência na região e no Brasil.

Além do sorteio das obras de arte urbana, estão previstas outras ações de pré-evento. Um exemplo é a ação de Pit Stop, com distribuição de brindes para divulgar o Festival, em parques, praças e avenidas da cidade, durante o mês de setembro.

80 ARTISTAS DO BRASIL

O Galeria Urbana Festival será realizado nos dias 4 e 5 de outubro, quando Hortolândia receberá 80 artistas urbanos de vários cantos do Brasil para transformar o muro externo do Complexo Penitenciário Ataliba Nogueira, no Parque Peron, num gigante mural de graffiti. O período de inscrição para escolher os talentos que participarão do festival terminou na última sexta-feira (25). A lista dos selecionados será divulgada no próximo dia 2 de agosto.

Os artistas poderão escolher um dos 17 temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para produzirem suas obras no mural coletivo. “O Galeria Urbana vai inovar e renovar as ações de arte urbana em Hortolândia. Com princípios de equidade, diversidade, pluralidade e participação popular, o festival se propõe a ser um evento contemporâneo, que reflete os tempos atuais e promove um espaço inclusivo para a arte urbana, O graffiti é uma importante ferramenta de transformação social”, afirma Kranium.

Segundo ele, o projeto tem como objetivo ser o maior mural de arte urbana regional já realizado. Terá cerca de 1,5 km de extensão, o equivalente a 5 mil m², e será pintado em etapas. Na primeira fase, será grafitada uma área de 1.200 m² de muro, numa parceria inédita com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

O Galeria Urbana Festival também realizará durante os dois dias de evento, oficinas de arte urbana, apresentações culturais, dentre outras ações que serão divulgadas em breve.


Deixe um comentário