Cultura
Rapper foi estrela do evento, no Museu Municipal Estação Jacuba, em Hortolândia

Gabriel O Pensador reúne 2 mil pessoas no sarau Parada Poética, em Hortolândia

Da Redação | Tribuna Liberal

Gabriel O Pensador coleciona boas histórias ao longo de sua vida pessoal, e principalmente, em sua carreira musical. O rapper compartilhou algumas delas para as mais de 2.000 pessoas que lotaram a área externa do Museu Municipal Estação Jacuba, na noite desta segunda-feira (5), em Hortolândia. O artista foi a atração do sarau Parada Poética, que integra a Semana Cultural de maio, comemorativa aos 34 anos de emancipação política de Hortolândia.

Gabriel O Pensador contou alguns episódios interessantes. O rapper abriu o sarau ao relembrar a época em que começou a escrever poesias. Uma de suas grandes incentivadoras era sua avó. “Eu ligava pra ela e recitava meus poemas pelo telefone”, relembrou.

Um momento emocionante foi bem no meio do sarau, quando o artista fez uma ligação por celular e fez transmissão ao vivo para seu filho, que fez aniversário nesta segunda-feira. O público cantou parabéns, em coro.

Outro episódio curioso que marcou o rapper foi quando recebeu um cartão postal do falecido vocalista Renato Russo, líder do grupo de rock Legião Urbana. Na época, o cantor morava na Itália. No cartão, o saudoso legionário escreveu para o rapper: “Informação é sobrevivência”. “Essa é uma frase que ficou pra mim e que levo pra minha vida”, contou Gabriel.

Como o sarau é de poesia, o rapper sacou seu celular e laptop para recitar versos seus, antigos e novos. Já no fim, o rapper cantou uma de suas músicas favoritas, “Lavagem cerebral”, gravada em seu disco de 1993. Gabriel fechou o sarau ao puxar o canto da galera para juntos entoarem a clássica “Pais e filhos”, da Legião Urbana.

BATE-PAPO ÍNTIMO

Gabriel O Pensador elogiou a iniciativa da Prefeitura de Hortolândia em promover o sarau Parada Poética por ser um evento que estimula a arte poética entre a população.

“É legal porque cada um se inspira no que o outro está dizendo. E com isso vai se reconhecendo. É um evento bem inspirador. A gente está aqui e veio ao sarau hoje para somar. O sarau Parada Poética serve de experiência para que outras cidades também promovam um evento desse tipo”, destacou o rapper.

O artista disse ainda que o sarau tem uma “vibe” de conversa entre amigos. “O sarau tem um lance de muito acolhimento. Rola uma grande proximidade. É um bate-papo bem íntimo com o público. Eu me senti como numa conversa entre amigos”, relatou satisfeito o rapper.

SEMANA CULTURAL

A Semana Cultural de maio foi aberta no domingo (4) com o evento “Manhã da Criança”, que teve público de 100 pessoas. Os pequenos e os adultos se encantaram e cantaram juntos rap com o projeto Abrakbça, do rapper e poeta Renan Inquérito, e do MC Paixonex, personagem do humorista Luiz Paixão, um dos anfitriões do espetáculo Hortocity Comedy, que também está na programação da Semana Cultural.

Já tarde, a criançada pôde ainda conferir e se divertir com a peça teatral “Tempo, cada um tem o seu”, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, dentro da Unidade Arlindo Zadi, no Jardim Amanda. A programação da segunda-feira começou cedo com o projeto Concertos no Paço com o grupo Vibrasax.     

Deixe um comentário